Conhecendo o TU - Teatro Universitário

Na UNIMONTES – Universidade Estadual de Montes Claros é ministrado a mais de quinze anos o curso de Arte – Habilitação em Teatro que busca formar profissionais na área de licenciatura. Este curso, que transmite valores culturais na forma de entretenimento, também faz com que o espectador viaje através do tempo, espaço e momento para conhecer e até mesmo viver histórias marcantes, tristes, engraçadas e emocionantes.

Muitos dos acadêmicos que escolhem esta área de atuação enfrentam diversos preconceitos, mas como em todo curso superior, a dedicação e esforço são os pilares para uma boa formação. Alem disso o aluno precisa estar sempre antenado com o que acontece na região, no estado e no país. Em especial no curso de Teatro é preciso que o aluno possa expor seus trabalhos, as peças e roteiros fruto das aulas teóricas e práticas.

Nesse intuito a Unimontes criou o Projeto TU - Teatro Universitário, que pretende ser um espaço onde a teoria, a pratica e a pesquisa teatral se mesclam com primazia para expandir a vivencia teatral do acadêmico. Os principais propósitos desse projeto são: ser um espaço de aprimoramento que pretendem se aprofundar na pratica teatral, reunir pessoas com afinidades profissionais e com interesse em investir na pratica teatral, dar oportunidade aos acadêmicos de outros cursos de cumprir sua carga horária de AACC em um dos grupos do TU, ser um esteio para projetos de pesquisa de professores e acadêmicos e promover o encontro entra academia e comunidade em geral nos diversos segmentos apontados.

Muitos foram os colaboradores na historia do projeto TU – Teatro Universitário como Joba Costa, Geralda Magela, João Baptista Silva e outros. No período de 1995 a 2006 o TU foi coordenado pela professora Terezinha Lígia das Graças Froes (Grupo fibra) e apresentou vários espetáculos entre os quais “SOSlidão” e “O coco do boi Tugão”, que proporcionaram a muitos acadêmicos de diversos cursos a vivencia artística, o desenvolvimento das relações inter pessoais e também a aproximação com legado teatral da humanidade.

Após o ano de 2007 o TU passou por diversas modificações para assumir o perfil de TU – Teatro Universitário/Laboratório de Pesquisa, pratica e performances cênicas. A partir de 2009 passou a ser coordenado pela professora Solange Sarmento e iniciou-se uma reestruturação interna para que com os ajustes necessários possa assumir oficialmente o Grupo Catrumano, o ciclo de leituras dramáticas e favorecer o crescimento da estrutura atual.

Entrevistamos alguns alunos e eles disseram que o projeto TU é importante, mas ressaltam a falta de estrutura do curso de artes já que a universidade não dispõe de um espaço próprio para as praticas teatrais, um laboratório com infra estrutura adequada para ensaio e pequenos espetáculos. A acadêmica Patrícia Maia, do sétimo período de Arte teatro, é presidente do Centro Acadêmico de Artes que nasceu recentemente para atender os cursos de artes, e tem como meta primordial para o curso, a construção de um espaço próprio para os alunos do curso de Artes da Unimontes, tanto de teatro, musica e artes plásticas.

Alunos de Artes/Teatro em sala de aula

Nesse semestre a Unimontes ainda não iniciou os trabalhos do Teatro universitário. As atividades das oficinas para os acadêmicos e a comunidade, o ciclo de leituras, os grupos de experimentação e de dança possivelmente serão iniciadas no segundo semestre deste ano. Assim poderão ser ministradas as aulas do Grupo Catrumano e logo teremos espetáculos fruto do Projeto Teatro Universitário. É prevista também a realização de apresentações durante a “Semana Igor Xavier”.

Aguardem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário